Como começar no marketing de afiliados, mesmo sendo iniciante?

Tempo de leitura: 11 min

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Pessoas trabalhando na criação negócio de marketing de afiliados

Como começar no marketing de afiliados do absoluto zero, mesmo sendo um completo iniciante?

Quer saber como começar no marketing de afiliados do absoluto zero e sem enrolação? Se você respondeu sim, neste guia, vou te dar o passo a passo que todo profissional do marketing digital usa ao iniciar um novo negócio digital de afiliados.

Antes, porém, eu preciso saber de uma coisa: você está comprometido com o seu negócio e com o objetivo de fazê-lo dar certo? Novamente respondeu que sim?

Então, agora é a hora de começar a agir, de usar o sistema de afiliados a seu favor e trazer os resultados que você almejar; o céu será o seu limite.

Já que esta é a hora pra começar, surge a pergunta:

Como começar a trabalhar com marketing de afiliados do jeito certo?

A maioria dos iniciantes em marketing digital não sabe como começar no marketing de afiliados. Não por falta de informações, mas por excesso delas. Por causa disso, sofre de overdose de informações e fica “mais perdido do que cego em tiroteios”.

Se isso está acontecendo com você, eu sugiro que, a partir de agora, recomece do zero com as informações básicas iniciais, tais como: o que é marketing de afiliados?.

Entretanto, se você já tem um público engajado, criado através de blog ou redes sociais, poderá continuar aqui. Com esse público que tem, precisará iniciar uma pesquisa para descobrir quais são as maiores dores dele; depois terá que escolher um produto que resolva essas dores.

E se eu for um completo inciante como afiliado digital?

Por outro lado, se você é um completo iniciante e ainda não tem um  blog ou redes sociais com uma audiência, as etapas serão em outra ordem. Você terá que iniciar de uma maneira mais adequada a sua situação pessoal, ou seja, do absoluto zero. 

Terá que criar as contas nas redes sociais (sugiro começar com apenas uma), criar seu próprio blog, uma conta em uma plataforma de email marketing e começar a criar  listas com o seu público.

Mas, não fique preocupado, pois vou mostrar aqui, de forma bem clara, os 8 passos que um iniciante em marketing de afiliados deve dar. É claro que existem muitos detalhes que, se eu abordasse aqui, deixaria a leitura do artigo muito maçante.  

Para que isso não acontecesse, coloquei neste artigo apenas o essencial para que você possa entender o processo, e fiz o MELHOR GUIA PRÁTICO e exclusivo do afiliado iniciante com todos os passos para você começar a colocar o seu negócio de afiliado no ar a partir deste momento.

Ele é totalmente gratuito e você pode baixá-lo agora mesmo.

 Sem mais delongas, vamos aos 8 passos principais.

8 passos para um completo iniciante começar no marketing de afiliados

A partir de agora, vamos analisar uma série de 8 passos que nos ajudarão a ver como começar no marketing de afiliados da maneira certa e na ordem certa. 

1. Se inscreva em uma plataforma de rede de afiliados

Existem várias plataformas de rede de afiliados que disponibilizam produtos de todos os nichos que você possa imaginar. Entre elas, as mais conhecidas e usadas pelos afiliados brasileiros são:

Como se inscrever nelas? E qual é a melhor plataforma para começar?

Não se preocupe, no Guia Prático e Minicurso do iniciante, respondo a essas perguntas e pego na sua mão e o conduzo no passo a passo. Entretanto, este artigo vai clarear sua mente e ajudá-lo a compreender a ordem certa do processo da criação do seu negócio como afiliado digital.

 Por isso, continue analisando e se familiarizando com os demais passos. Fazendo desse modo, provará que realmente está comprometido com o seu negócio. Sendo assim, continue para o próximo passo.

2. Escolha o nicho de negócio perfeito para o seu público

 

O que é um nicho de negócio, ou de mercado?

Nicho de negócio se refere ao tema, ao assunto, ao  tipo de mercado de negócio que você irá atuar.  O nicho é uma pequena parte de um mercado de negócio maior. Começamos com um nicho por ser mais fácil, simples e prático de se trabalhar, principalmente se formos iniciantes.

Não sei se vai dar pra entender, mas imagine uma grande e deliciosa torta de chocolate. Ela representa o mercado maior. Vender uma torta inteira, e tudo o mais que envolve esta venda, incluindo a entrega, certamente será mais difícil e complicado do que vender apenas uma pequena fatia dela.

A fim de entender melhor, vamos a um exemplo sem analogia.

Mercado ou negócio amplo: Marketing digital.

Nicho de negócio: Criação de blog.

Subnicho: Criação de blog para pet shop.

Neste caso, ainda cabe um micro nicho: Criação de blog para gatos.

Por hora, não se preocupe em entender isso de modo mais profundo. Pois, neste momento, o mais importante é que você entenda que o assunto do nicho que você escolher tem que ter tudo a ver com o interesse do seu público alvo.

Por que o nicho tem que ser perfeito para a sua audiência?

Ele tem que se encaixar perfeitamente no interesse, desejos, necessidades e até nos medos do seu público. Também tem que ser exatamente o que o seu público precisa, mesmo que ainda não tenha se dado conta disso.

Isso deixa claro que, definir um nicho de mercado para se trabalhar, é extremamente importante para você e para o seu público alvo.

Ele vai te ajudar a conquistar o tão desejado sucesso e a ganhar autoridade como afiliado profissional.

Por fazer desse modo, seu público saberá exatamente o que esperar de você. E você saberá exatamente que conteúdos e produtos oferecer a ele.

Visto que um nicho é mais condensado, você não ficará perdido sem um norte. Pois, falar de um mercado amplo exige muito conhecimento e tempo para dedicação. 

Por outro lado, afiliados iniciantes que escolhem um mercado mais amplo, ficam perdidos por causa da complexidade do negócio. E, este é um dos principais motivos pelo qual muitos não conseguem levar o negócio de marketing de afiliados adiante.

Entendendo melhor os mercados amplos e seus nichos

Para entender ainda melhor o assunto dos nichos, veja outros exemplos de mercados amplos:

  1.     Dinheiro 
  2.     Saúde 
  3.     Moda 
  4.     Estilo de vida
  5.     Animais de estimação

Agora, veja alguns exemplos de nichos de mercado:

  1.     Ganhar dinheiro online
  2.     Alimentação saudável
  3.     Moda esporte fino
  4.     Escritor Freestyle
  5.     Adestramento de cães

Note que cada nicho aqui representa um negócio menor que está dentro dos mercados amplos. Por exemplo, o nicho ganhar dinheiro online está dentro do mercado amplo dinheiro.

O mesmo se dá com os outros 4 nichos correspondendo ao mesmo número dos mercados amplos de negócios listados. 

Como já citei, ainda existem os micro nichos que são pedaços retirados dos nichos. Mas isso é um assunto para outra prosa.

No Guia Prático e Mini Curso exclusivo do afiliado iniciante, explico quais são os melhores nichos e micro nichos para se trabalhar como afiliado atualmente e como escolher o melhor pra você, segundo a necessidade do seu público e o seu perfil. 

Baixe o seu guia e ‘use e abuse’. Antes, porém, continue nos passos seguintes.

 3. Escolha o produto ideal para o seu nicho

Agora que você já escolheu o seu nicho ou um micro nicho, você terá que encontrar um produto que mais tenha a ver com ele. Esse produto terá que conter a solução ideal para a dor ou dores (problemas) principais do público que compõe o nicho que você escolheu.

Essa escolha poderá definir se o seu trabalho como afiliado digital terá ou não sucesso. Em vista da tamanha importância desse passo, você deve estar se perguntando:

Como avaliar qual é o melhor produto?  Qual deve ser o preço do produto? Como saber se ele vende bem?

Mas, fique tranquilo, porque no “Guia Prático e Mini Curso do afiliado iniciante” também fornece orientações sobre essas questões. Por hora, se preocupe em prosseguir para os próximos passos.

4. Crie sua conta nas redes sociais

Por acaso, você já ouviu falar de:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • Whatsapp;
  • Twitter;
  • Pinterest;
  • LinkedIn e
  • Telegram?

Que pergunta tola! Quem não conhece essas danadas, né?

Afinal, as redes sociais são os lugares mais badalados da internet.

Nelas, encontramos todos os tipos de pessoas para todos os gostos, inclusive, as maiores empresas das melhores marcas.

Por isso, precisamos fazer parte delas para alcançarmos o maior número possível de pessoas e trazê-las para o nosso negócio.

Só que, para começar o trabalho como afiliado  iniciante, eu sugiro que você se inscreva apenas nas redes indicadas no “Guia Prático e Mini Curso do afiliado iniciante”  e, se desejar ter sucesso de verdade, passe a direcionar todo o seu esforço para aplicar as técnicas de marketing de vendas como afiliado através delas.

Fazer isso, não só vai descomplicar a sua jornada, como também vai potencializar os resultados, convertendo em vendas com menor esforço possível.

5. Crie um blog de conversão

De todas as técnicas apresentadas no Guia Prático e Mini Curso do afiliado iniciante, a construção de um blog de conversão é a que mais traz resultados a médio e a longo prazo. O blog de conversão também é o maior contribuinte para a solidificação do seu negócio.

Você conhece alguém bem-sucedido em marketing digital que não possua um blog?

Dificilmente, com base nisso, já dá pra você ver que, se realmente pretende iniciar um negócio de crescimento sustentável, você terá que criar um blog de conversão.

‘Altemar, isso quer dizer que não dá para iniciar como afiliado sem um blog de conversão?’

Eu não disse isso. Então, muita calma nessa hora!

No Guia Prático e Mini Curso que citei, ensino como iniciar sem um blog de conversão. 

Também explico como saber quando é imprescindível criar o seu blog.

E falando em blog, não dá pra deixar de falar em conteúdo de qualidade, não concorda? Se estivermos de acordo nisso, podemos deixar que esse assunto seja o próximo passo.

6. Crie conteúdo relevante e de qualidade que encante o seu público

“Conteúdo é Rei”, assim disse Bill Gates em 1996 e fez previsões de como o conteúdo na internet seria o protagonista em gerar dinheiro para os negócios online.

E não é que ele sabia mesmo o que estava falando!

Portanto, não importa pra onde você leve o seu público pra consumir o seu conteúdo – blog, rede social, lista de emails ou outros canais – ele sempre terá que ser relevante, de qualidade e encantá-lo.

Mas, o que é conteúdo relevante e de qualidade? Onde eu posso entregá-los e em que formatos? Explico e ensino com exemplos como fazer isso no Guia Prático e Mini Curso do afiliado iniciante.

Agora, digamos que você já criou todo o conteúdo necessário para iniciar o seu projeto de marketing de afiliados. Feito isso, o que vem depois? O próximo passo, é claro.

7. Atraia e engaje o seu público

Atraindo visitantes e os  convertendo em leads na estratégia de Marketing de afiliados

Sem pessoas para oferecer os produtos não há vendas, concorda? E sem vendas o seu negócio baseado em marketing de afiliados não será bem-sucedido.

Para que isso não aconteça, você terá que aprender a usar técnicas de atração para trazer o seu público-alvo até o seu blog ou redes sociais. Também, terá que convidar toda a sua audiência a visitar todos os seus canais de comunicação.

E quando as pessoas, ou seja, seus convidados chegarem, a casa tem que estar bem arrumada e com tudo o que for necessário, principalmente com conteúdo relevante e de qualidade, para recepcioná-los e servi-los de modo que os agradem e os deixem encantados, desejando voltar mais e mais vezes.

 Após dar esse passo, e somente após dar esse passo, conseguirá finalmente dar o próximo passo – o almejado oitavo passo.

8. Converta os visitantes e VENDA MUITO!

Se você prestou bastante atenção ao passo anterior, certamente entendeu como atrair e engajar pessoas em seu blog ou redes sociais é importante para o seu negócio de marketing de afiliados.

Em vista dessa conscientização, certamente terá dado todos os passos com a máxima atenção para não pisar em falso.

Portanto, se todos os passos anteriores tiverem sido dados e estiverem funcionando em harmonia, oferecer e vender os produtos ideais para o seu público engajado será apenas uma consequência do seu bom trabalho.

Você deve estar ciente de que, quando uma pessoa chega ao seu blog ou outro canal de comunicação pela primeira vez, ele é denominado visitante, um estranho. 

E quando você consegue fazer com que ele se cadastre em uma lista sua, que pode ser de email, Telegram ou Whatsapp, por exemplo, dizemos que ele foi convertido em lead, um contato seu.

Porém, quando ele recebe uma oferta de produto e efetua a compra, agora ele se transforma no cliente, o seu cliente.

O Guia Prático para iniciar no marketing de afiliados

No Guia Prático e Minicurso do afiliado iniciante, dou dicas de estratégias tanto para atrair como para  engajar e converter o seu público. Também ensino como converter os visitantes em leads e leads em clientes compradores. 

Outra coisa essencial que ensino,  é qual é a hora e o lugar ideal para levar um lead frio e transformá-lo em lead quente preparado para receber a oferta do produto e efetuar a compra.

Agora, cá entre nós: ver a nossa audiência começando a adquirir os produtos que pesquisamos, analisamos, testamos e aprovamos com tanto carinho pra ela, não traz um imenso senso de satisfação, realização e de dever cumprido?

Se você ainda não sabe do que estou falando, depois de aplicar tudo o que eu te ensino no Guia Prático e Minicurso, tenho certeza que você saberá com conhecimento de causa. Nele, você aprenderá não só como começar no marketing de afiliados, mas principalmente como aplicar as técnicas de atração conversão e vendas recorrentes.

Então, o que está esperando?

Baixe agora o seu Guia Prático e Minicurso do afiliado iniciante totalmente grátis e comece já a aplicar tudo o que eu te ensino lá. Vamos nos ver lá? Tô te aguardando.

 Ha! Também, vou amar se você deixar aqui suas dúvidas ou opiniões sobre este tema de como iniciar o trabalho de afiliados no marketing digital, abordado neste post.

 

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